Meio Ambiente

Santa Marcelina
Blog

Pedro Souza CamposNotÃcias
Horta Terapêutica
Desenvolver hortas educativas para o cultivo de algumas espécies medicinais, aromáticas e condimentares,
sensibilizar sobre os benefÃcios de uma alimentação saudável e fomentar o cultivo em pequenos espaços urbanos contribuindo para promoção de saúde e Programas Municipais: PROAURP – Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, de Alimentação e Nutrição Paulistana e para a PolÃtica Nacional de Práticas omplementares e Integrativas – Plantas Medicinais e Fitoterapia. Integrado por um grupo multidisciplinar (Enfermeira, Nutricionista, TO, APA, ACS, Farmacêutica, Gestor Ambiental), utilizando
metodologia participativa de Roda de Conversa e Chá, grupos educativos de alimentação saudável e segurança alimentar, oficinas de produção de sabonetes e velas artesanais, óleos terapêuticos, extração de princÃpios ativos e preparo de fitoterápicos, ocorrem com a periodicidade mensal na UBS e espaços parceiros como: Associação de Mulheres e Igreja Batista.
Comissão Interna de Meio Ambiente
A comissão está empenhada em sensibilizar e multiplicar as informações para os demais colaboradores, incentivando-os à adotar uma postura sustentável e menos impactante no desenvolvimento de suas atividades, estamos elaborando o PGRSS - Plano de Gerenciamento de ResÃduos de Serviços de Saúde, romovendo alinhamento de todas disposições legais e normativas técnicas sobre gerenciamento de resÃduos da UBS. Diversas atividades fomentando a inclusão de critérios socioambientais, visando a conquista do Selo Semente – Iniciativa do Programa Socioambiental da APS Santa Marcelina, vem sendo implementadas pela comissão de meio ambiente e incorporadas pelos demais colaboradores. Houve um avanço significativo em relação ao uso racional de energia elétrica, água, insumos em geral, segregação e destinação corretas em atendimento aos critérios socioambientais.

Endereço: R. Paulo Bifano Alves, 764
Telefones: 2547-1972 | 2546-4111


Revitalização de Espaço Público
Viela de acesso à Rua Guilherme de Oliveira Sá , altura do n° 444
1ª fase
Durante as visitas domiciliares realizadas pela APA junto às agentes comunitárias de saúde Lucivânia e Noêmia, responsáveis pelas micro-áreas 14 e 15 respectivamente, foram identificadas algumas fragilidades sociais e ambientais na viela que dá acesso à R. Guilherme de Oliveira Sá, altura do nº 444.
Tendo isso em vista, o gestor Almir e a APA Fernanda realizaram uma reunião e algumas interlocuções com a subprefeitura de Ermelino Matarazzo, com o Conselho participativo de Ermelino Matarazzo e com o conselho gestor da UBS Pedro de Souza Campos para que ocorresse a limpeza e pode do local.
2ª fase
Feito isto foi realizado um processo de conscientização em relação à correta segregação de resÃduos, animais sinantrópicos e sobre dengue pela APA e pelas agentes comunitárias com a população residente do local, bem como com a população do entorno, para que todos tivessem ciência de que a manutenção do local onde vivemos depende principalmente de nós mesmos.
Este processo continuará com a conscientização de mais moradores e com a plantação de mudas em pneus no local, mas já demonstra bastante avanço com o asfaltamento do mesmo.
Demonstrando não só mais um trabalho bem sucedido do PAVS e da APS Santa Marcelina, mas sim a importância da participação popular nas reuniões de conselho gestor e o significativo empoderamento ambiental que a mesma tem em suas mãos.
Práticas e ações de destaque










