Meio Ambiente

Santa Marcelina
Blog
Boas práticas socioambientais no
Hospital Santa Marcelina de Itaquera



Saúde, Educação e Meio Ambiente
Borboletário Irma Eny Vieira Machado
Da parceria entre a Casa de Saúde Santa Marcelina e a Secretaria Municipal do Verde e do
Meio Ambiente, foi possÃvel a realização de dois projetos subsidiados pelo Fundo Especial
para o Meio Ambiente (FEMA). Como legado destes projetos manteve-se o Borboletário Irmã
Eny Vieira Machado, localizado nas dependências do Hospital, o primeiro da Cidade de São Paulo.
Responsabilidade e ResÃduos de Serviço de Saúde
Tratamento de Efluentes
O Hospital Santa Marcelina de Itaquera atende diariamente 11 mil pacientes, possui mais de 700 leitos e com uma equipe de 4.500 colaboradores. A quantidade de pessoas que passam por aqui diariamente pode ser comparada a uma pequena cidade. Por este motivo é necessário que o resÃduo que vai pelo esgoto receba um tratamento prévio para não sobrecarregar o sistema de saneamento básico da cidade.
Em parceria com a empresa White Martins, o Hospital mantém a Estação de Tratamento de Efluentes
(ETE), garantindo que a água toda a agua utilizada não contamine ainda mais o sistema de captação
e tratamento de esgoto da cidade.
Ponto de Entrega Voluntaria (PEV) de Pilhas e Baterias
Estamos em fase de implantação de um Ponto de Entrega Voluntária de Pilhas e Baterias. Nossa intenção é incentivar a comunidade e colaboradores a não descartar de forma inadequada estes resÃduos que podem poluir os aterros sanitários, a agua e causar problemas sério de saúde Às pessoas. Se você tem pilhas e baterias usadas em casa, não perca tempo. Traga para o Hospital Santa Marcelina que você pode ter a certeza de que este resÃduo terá um tratamento correto, evitando que traga impacto à saúde de outras pessoas e do meio ambiente.

Programa de Reciclagem de Papel
Embora geralmente não demos conta, o papel está presente em praticamente todas as nossas atividades diárias. No Hospital ocorre o mesmo. O seu consumo, em um Hospital como o Santa Marcelina de Itaquera, é bastante grande, no entanto estamos empenhados para que este uso seja cada vez mais racionalizado e quando não é mais possÃvel reaproveitar, enviamos para reciclagem. Temos implantado um programa de separação correta de materiais, assim o papel descartado na lixeira certa é coletado, pesado e depois enviado para uma empresa de reciclagem. Só em 2012, foram destinadas mais de 93 toneladas de papel para reciclagem, cooperando para que menos arvores fossem cortadas, menos água e energia fossem utilizadas para a produção deste insumo tão importante.
Reciclagem de Óleo Vegetal
O óleo de fritura é um dos grandes problemas ambientais nos dias de hoje. Estima-se que uma simples gota de água pode ser responsável por poluir mais de 20 litros de água. E o problema não para por aÃ. O óleo de fritura impermeabiliza o solo, impedindo que as plantas se desenvolvam; jogado pelo ralo causa entupimentos nas tubulações e, além disso, junto a este óleo, vão também restos de comida que são grandes atrativos para animais transmissores de doenças, como ratos e baratas. Colaborando para evitar estes problemas, o Hospital Santa Marcelina de Itaquera, entre 2009 e 2013, enviou 7500 litros de óleo de fritura para reciclagem, contribuindo para um ambiente mais saudável.