top of page

Jardim Vitória Notícias

Práticas e ações de destaque

Grupo Educativo - Geração de Renda

 

Osprimeiros  objetos feitos pelo homem eram artesanais, o artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão. Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objeto pertencente à chamada cultura popular.

A atividade do artesanato oferece uma oportunidade de emprego e renda para a população e, conseqüentemente, constitui-se em um fator relevante na melhoria da qualidade de vida e na inclusão social das famílias pertencentes às comunidades.

Agenda Ambiental na Administração Pública

 

A Comissão da A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública, foi implantada pelo projeto CIMA – Comissão Interna de Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar os colaboradores a incorporarem os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração da saúde pública local, como exemplo prático para a comunidade. São realizadas ações de monitoramento do consumo de água, energia, uso racional de copos descartáveis, materiais de escritório e lâmpadas fluorescentes, além do acompanhamento e atualização do PGRSS e Programa do Selo Socioambiental.

O projeto PEV – Ponto de Entrega Voluntária - atuou junto à comunidade para incentivar a coleta na UBS de medicamentos vencidos e/ou em desuso, óleo doméstico, películas de raio-X, pilhas e baterias.

Os dois projetos foram finalizados em Agosto de 2013, considerando que ambos alcançaram a  sustentabilidade, com Comissão A3P e PEV em funcionamento.

Endereço: R. Lagedo, 123

Telefones: 2964-2685 | 2282-6050 | 2558-6887

Mapa Ambiental

Com o objetivo de diagnosticar os aspetos ambientais do território, no dia 22 de outubro de 2014, as ACS da UBS Jardim Vitória elaboraram o MAPA AMBIENTAL do território, contemplando os principais pontos de interesse que possuem potencial influência na saúde da população.

Foram considerados:

 

- Corpos d´água, córregos e nascentes (cor azul);

- Áreas com risco de deslizamentos e enchentes - demandas da Defesa Civil (cor amarela);

- Áreas verdes e praças (cor verde);

- Locais de descarte irregular de resíduos (cor vermelha);

- Pontos de Entrega Voluntária de resíduos especiais e recicláveis (cor branca);

- Acumuladores de resíduos (cor preta);

- Demandas de SUVIS como: dengue e animais abandonados ou de grande porte no território (cor dourada).

O próximo passo é a associação das informações contidas no mapa com as questões de saúde existentes no território, além de organização das demandas para elaboração de novos projetos ambienteis e obtenção do Selo Broto do Programa do Selo Socioambiental.

bottom of page